quarta-feira, 23 de julho de 2014

Água Para Elefantes, de Sara Gruen


Água Para ElefantesSara Gruen
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: EUA: 2006 – BRA: 2007
Título original: Water For Elephants
Número de páginas: 272

Jacob Jankowski tem 90 anos – ou 93 – e vive uma vida tranquila em uma casa de repouso depois da morte de sua esposa. Como nem um dos seus filhos podia cuidar dele, pois já tinham problemas demais, ele aceitara, embora relutante, se hospedar lá pelo resto de sua vida. Para ele, aquilo é um asilo para velhos gagás e vegetais, mas que outra escolha ele tinha? Mal conseguia andar 10 metros com suas próprias pernas! Mas o tormento de comida para quem não tem dentes e de todos o tratarem como um velho inútil diminui quando Rosemary, uma enfermeira do local, passa a cuidar dele. Ao menos, ela o trata como uma pessoa com poucas limitações, e não como alguém completamente inválido.
A chegada de um circo à cidade, no entanto, está prestes a mudar os ares do local, e imediatamente todos os outros “hóspedes” se animam para ver o espetáculo. Mas o circo não trás apenas animação; com ele, todos os fantasmas do passado de Jacob e do tempo em que ele cuidou de animais e trabalhou como veterinário em um espetáculo também vêm à tona. Um período de grandes decepções e felicidades, quando o amor e o ódio se cruzavam entre si.
O fim do ano letivo estava próximo quando o desastre aconteceu. Prestes a fazer as provas finais e concluir sua faculdade de veterinária, Jacob descobre que um acidente de carro tirou a vida de seus pais e que agora todos os bens da família pertencem ao banco. Isso aconteceu quando ele tinha 23 anos, as lembranças de um passado de mais de 70 anos invadindo a memória do atual velhinho na casa de repouso.
Ele está sozinho. Sozinho e sem dinheiro. Em um momento de fraqueza, acaba pulando em um trem em movimento. Não se importa com o lugar para o qual os trilhos o levarão, não se importa com mais nada.
Não demora muito para que Jacob descubra que aquele não é um trem comum. Na verdade trata-se de um circo americano não muito famoso, que já está à beira da falência e que faz de tudo para continuar na estrada. Ali, ele é admitido para cuidar dos animais, devido a sua experiência na faculdade. Mas a estada no local não será das mais maravilhosas, e isso fica provado ao conhecer Tio Al, dono do circo, e August, chefe do setor de animais.
A vida no Circo Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra não é fácil: Jacob, bem como a maioria dos trabalhadores, nem sempre recebe o pagamento pelo seu trabalho. As acomodações também não são das melhores; vagões extremamente pequenos e superlotados. Mas ele tem a sorte – ou azar – de ficar no vagão dos Artistas, tendo como colega de quarto um anão um tanto pretensioso. Também não há água suficiente para todos, e não é de se surpreender que ele passe alguns dias sem tomar banho.
Mas August está disposto a ajudá-lo, embora ora pareça simpático e altruísta, e ora pareça egoísta e determinado a tornar a vida de Jacob ainda mais sofrida. Idas ao seu vagão para uns drinks e roupas melhores se tornam comuns em sua presença. Além disso, Jacob apaixona-se. A vida pareceria melhor, é claro, mas apenas se a mulher que chama sua atenção não fosse Marlena, esposa de August e estrela do número dos cavalos. A elefanta Rosie também o cativa, mesmo que ela tenha sido vendida para o circo como uma das mais espertas no mundo, mas que, na verdade, seja tão burra quanto uma porta – ou mais, até. No entanto, ela pode não ser tão burra assim... A elefanta guarda um segredo. Um segredo inesperado.
Aos poucos, o romance impossível entre Jacob e Marlena vai ganhando forma. Ela aparentemente está de olho nele, mas é também apaixonada por August e o comportamento explosivo de marido só complica as coisas. Não seria surpresa se ele descobrisse tudo e decidisse matar o veterinário do circo, que não deveria ter saído de seu lugar junto aos animais. Mas ele gosta de Jacob, às vezes até parece ser seu amigo. Às vezes.
É a partir daí que a história se desenrola, às vezes em flashbacks da misera e alegre vida de Jacob no circo, às vezes em sua vida atual com seus 90 e tantos anos, sendo estas duas partes interligadas por detalhes de sua vida atual que inevitavelmente o fazem lembrar-se de seu passado. A escolha da autora que optou por escrever ambas as partes no presente deu um charme especial à obra, que tem várias cenas divertidas e descreve os espetáculos dos anos 1930 de uma forma simples mas convencional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...