quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dica da Semana #1 – Os 13 Porquês

Os 13 PorquêsJay Asher
Editora: Ática
Ano de lançamento: EUA: 2007 – BRA: 2010
Título original: Thirteen Reasons Why
Número de páginas: 256

Hannah Baker é apenas uma adolescente norte-americana que acaba de mudar de cidade por conta do emprego dos pais. Com a mudança, vem não apenas novas alegrias, mas também novos desafios. Novo colégio. Novos amigos. Novos professores. Nova vida. A adaptação não costuma ser fácil pra ninguém, mas ela acha que é capaz de sobreviver às novas mudanças e tentar encarar tudo da melhor maneira possível. Porém não é bem isso e acontece e rapidamente Hannah vê seu mundo começar a desabar, sendo que 13 pessoas ajudaram a jogá-la no fundo do poço e são responsáveis – segundo ela – por sua morte de overdose por excesso de remédios.
Antes de tomar os comprimidos, porém, Hannah gravou algumas fitas cassetes contando a história de como sua vida chegou ao fim, sendo cada lado de uma das fitas dirigido a uma das 13 pessoas que – direta ou indiretamente – a incentivaram a se matar. Hannah então manda as fitas para a primeira pessoa de sua lista, dizendo ter outras cópias com alguém e ameaçando distribuir essas outras fitas para todos da cidade caso a pessoa que estiver com as fitas não repasse para o próximo da lista.
Quando o livro começa, é Clay Jensen quem está com as fitas. Por ter sido apaixonado pela Hannah há algum tempo, ele não acredita que possa ser de alguma maneira responsável pela sua morte, mas que outro motivo haveria para ele receber as fitas? Hannah foi clara ao mandar repassá-las para a próxima pessoa da lista, e todas elas têm algo a ver com a sua morte. Vagando pelas ruas da pequena cidade, Clay se surpreende cada vez mais com o conteúdo das fitas, assim como acontece quando ele descobre que elas foram gravadas por uma suicida que, antes de morrer, decidiu registrar a atitude de 13 pessoas para mostrar que às vezes o que pode parecer algo inocente para uma pessoa acaba tornando-se sério para outra – tudo depende apenas do que elas estão vivenciando no momento.

Um comentário:

  1. Fico tão feliz quando vejo esse livro sendo divulgado por aí, se existisse uma lista "livros que você PRECISA ler na sua vida" ele com certeza estaria, deveria ser leitura obrigatória para todos. Um dos melhores livros que li, com certeza!
    Beijos,
    Bia
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...