segunda-feira, 28 de julho de 2014

Fallen, de Lauren Kate

Fallen (Fallen #1) – Lauren Kate
Editora: Galera Record
Ano de lançamento: EUA: 2009 – BRA: 2010
Título original: Fallen
Número de páginas: 406
Outros livros da série: Fallen; Tormenta; Paixão; Êxtase

Lucinda Price. Será esse o nome de uma incendiária assassina? Todas as circunstâncias sugerem que sim, mas não foi ela a responsável pela morte de seu namorado. Foram elas. As sombras. As formas distorcidas e escuras que a perseguem desde criança. As sombras que a atormentaram durante toda a sua vida. Elas causaram o incêndio. Elas mataram seu namorado. Elas destruíram sua vida. Elas são as responsáveis por tudo o que acontece de ruim na vida de Luce, e não a própria.
Mas quem acreditaria nesse papo furado de uma lunática? É como dizer para a população que alienígenas estão tramando atacar e dominar a terra. Ninguém lhe dá atenção. As pessoas a olham com olhar torto e as sombras, as sombras que apenas ela vê, acabam fazendo-a visitar vários psicólogos. Os problemas surgiram por culpa delas e consultas com terapeutas e uso abusivo de remédios tornaram-se rotina para Luce. Mas ela espera que tudo isso fique para trás. Uma parte de seu passado que ela espera agora esquecer.
Uma nova vida espera Luce no Sword & Scross, um internato que, mesmo com seus cinco séculos aparentes de existência – o lugar é uma decadência total – é carinhosamente chamado de colégio. Se as pessoas vivessem ali, não diriam isso. É um internato para pessoas loucas e problemáticas e ponto. Seus pais a mandam para lá. Acham que ela é louca.
Quem pode culpá-los? A garota é a principal suspeita de um misterioso incêndio sem solução. Ela diz que vê coisas que ninguém mais vê. Seus pais só queriam uma filha normal, alguém com quem pudessem sair ao fins de semana. Alguém que fosse a parques de diversão e se divertisse como alguém normal. Mas Luce... ela não é normal.
Em um ambiente completamente novo, ela precisa se adaptar ao lugar que será sua casa por vários meses e se acostumar com o fato de que sua vida está limitada a um perímetro de poucos quilômetros quadrados. Um cemitério no internato e alguns prédios são os únicos sinais de que realmente aquele lugar é habitado, o que não é nada animador aos olhos dela. Após ultrapassar os enormes portões de ferro do internato, ela não fazia ideia que sua vida mudaria completamente nos próximos dias – se para melhor ou para pior, apenas o tempo dirá.
            Os vermelhos seguem os seus passos pelos corredores dia e noite, e toda forma de contato com o mundo exterior é estritamente proibida. Então como sobreviver em um lugar cheio de delinquentes quando não se é um deles – quando todos estão enganados a seu respeito e suficientemente convencidos de que ela é louca a ponto de jogá-la em um lugar desses? De fato, sua vida não poderia estar pior.
            Daniel Grigori, no entanto, parece ser a pessoa perfeita para distrair Luce em sua estada no decadente lugar. Lindo e misterioso, ele logo chama a sua atenção no primeiro dia de aula. Mas uma leve impressão de conhecer o cara de cabelos dourados e ombros largos deixa Luce irritantemente inquieta, e mesmo sofrendo várias humilhações – algumas de Daniel, inclusive – ela não está disposta a desistir de descobrir o segredo que ele esconde. E não medirá esforços para fazê-lo.
            Mas Daniel não é o único a chamar a atenção de Luce. O charme de Cam também a conquista cada vez mais, e ela não entende como dois rapazes tão diferentes são capazes de fazê-la sentir-se tão dividida. Enquanto Daniel é loiro e modesto, Cam tem cabelos negros, uma estranha tatuagem em seu pescoço e guarda um humor debochado para momentos especiais, além de que, às vezes, age como um verdadeiro cavalheiro. Coisa que não acontece com Daniel, uma vez que ele parece mais feliz longe de Luce.
E longe de tudo o que ela representa.
A partir daí vamos descobrindo juntamente com Luce os segredos da Sword & Cross e dos alunos internados no lugar, que não parecem nem um pouco normais. Além da busca da protagonista por respostas para perguntas que surgem à medida que a leitura avança, também acompanhamos o seu romance divido entre dois rapazes e o modo como ela lida com sua nova vida. Aos poucos, vemos progresso na sua adaptação ao internato, e o livro reserva até algumas surpresas para o final.
Não tão sinistro quanto parece, mas suficientemente convincente e verdadeiro. Bom enredo, grandes histórias. Personagens interessantes, segredos assustadores. Momentos de tensão, instantes de felicidade. Contraste. Luz e escuridão. Preto e branco. Branco e preto. Maldoso. Leve.
Ótimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...