terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Seleção, de Kiera Cass

A Seleção (A Seleção #1)Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano de lançamento: EUA e BRA: 2012
Título original: The Selection
Número de páginas: 384
Outros livros da série: A Seleção; A Elite; A Escolha

A onda das distopias atingiu mais uma escritora norte-americana: dessa vez, Kiera Cass, autora de The Siren, livro publicado em edição independente nos Estados Unidos. Por falar no país, é nele que se passa a trilogia A Seleção. Ou melhor: no que restou dele depois das guerras e de décadas a frente da nossa realidade. É uma longa história – bem, não tão longa assim – a de como o povo americano deu lugar à Illéa, um país com um nome não muito convencional e onde a monarquia agora reina – literalmente. Mas essa não tão grande história assim é melhor explorada no livro, então não vou dar mais muitos detalhes.
            No recente país, a sociedade é dividida por castas. A mais nobre é a Um, onde ficam todos os membros da realeza – príncipes e princesas, reis e rainhas. A partir daí as castas vão até o número Oito, a pior de todas. Os Oito mal têm o que comer e vestir – a maioria sequer tem onde morar – e podem ser comparados aos mendigos da nossa atualidade. Eles são um povo pobre, sujo e, ao que parece, infeliz. Ao menos é essa a impressão que passam, pois não dá para achar que alguém pode ser feliz morando na rua e passando fome constantemente. É assim que Illéa se divide. E lá, status muitas vezes é tudo.
            America Singer não é nem Um nem Oito. Ah, como ela está longe de ser Um...! No entanto, ele também não está perto de ser Oito. Embora sua família não seja rica, eles têm o bastante para se sustentar. Ela é uma Cinco, casta destinada em grande parte aos músicos e artistas. Eles não são muito privilegiados pelas castas superiores, mas os mais baixos o veem com bons olhos. E toda a sua família de artistas gosta do que faz. Mesmo assim, Cinco ainda não é uma boa posição. Quero dizer, não quando a oportunidade de ser princesa e morar em uma palácio repleto de vestidos e joias entra na sua casa sem bater. America, agora, pode ser Um.
            Por todo o país, garotas solteiras entre 16 e 20 anos são convocadas para participarem da Seleção. O que acontece é que o príncipe precisa de uma futura noiva com quem possa se casar, para que no futuro ambos possam comandar rigidamente o país, e a Seleção é a esperança de uma vida melhor para todas aquelas que almejam um trono no palácio. Participar do concurso e ser princesa elevaria America para um novo patamar. E, após subir tantos degraus na sociedade, ela poderia puxar sua família. Tudo bem que eles não são extremamente pobres, mas as coisas andam péssimas ultimamente e essa oportunidade não pode passar em vão.
            Por um lado, America adoraria participar e ajudar sua família. Mas por outro... Bem, a parte dela que não quer se inscrever é a que está apaixonada por Aspen, um príncipe da casta Seis. Ele não é exatamente um príncipe com ternos caros e uma coroa banhada em ouro, mas, para ela, ele é. É o único homem capaz de preencher sua vida de felicidades e é dono do seu pequeno reino particular. E, no entanto, os dois não podem ficar juntos. É quase que ilegal se casar com pessoas de castas inferiores. Além do mais, só o fato de sua mãe ficar sabendo que os dois andam saindo escondidos já seria o suficiente para ela ter um ataque de nervos.
            Pega de surpresa por uma proposta irrecusável e uma certa aflição alheia, America aceita se inscrever no concurso para conquistar o príncipe e concorrer a uma coroa que ela não quer, certa de que não vai  ser convocada. Mas é claro que seu nome figura na lista de Selecionadas. E esse simples fato vai ser capaz de virar sua vida ao avesso.
            Repleto de emoção e surpresas, A Seleção mantém um ritmo constante de narrativa descontraída. Embora tenha um início um pouco tímido, aos poucos ele se revela e mostra o real potencial da série. A protagonista conquista já nos primeiros capítulos e logo você se pega torcendo para que sua situação se resolva rápido, mas não sem antes provocar no leitor as melhores emoções possíveis. Alguns poucos clichês são encontrados – típico de contos de fadas –, mas são relevantes em sua grande maioria. O enredo é empolgante e consegue manter a curiosidade para saber o que acontecerá no próximo capítulo.
            A Seleção não é um livro sobre princesas, vestidos caros e um príncipe irrompendo em seu cavalo branco. Maxon é, sim, o sonho de muitas garotas – no mínimo 34 – e a história, apesar de esse ser apenas o primeiro volume, não é um conto de fadas moderno. Há muito mais elementos empolgantes e personagens carismáticos à espera de novos leitores e, embora a primeira impressão que o livro deixa seja a de um conto infanto-juvenil exclusivo para garotas, não é bem isso que acontece. É uma mistura de vários elementos, incluindo amor verdadeiro, vilã maléfica e guerras que prometem para os próximos volumes.



2 comentários:

  1. parabéns pelo blog, está lindo!
    eu tenho esse livro, mas como estão faltando as sequencias ainda não li, pois me conheço e sei que vou ficar ansiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! A Seleção está mais que recomendado. Espero que, quando leia, aprecie tanto quanto eu.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...