sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Leituras do Mês: Agosto

Exatamente como no mês passado, já comecei lendo um livro que eventualmente se tornaria um dos meus favoritos. O livro em questão é O Último Olimpiano, último livro da série de Percy Jackson e Os Olimpianos. Adrenalina pura do início ao fim e extremamente emocionante. Perante a isso, é impossível não usar o famoso jargão de “fechar com chave de ouro”, pois foi exatamente isso o que o Rick Riordan fez com a série. Perfeito!


No total, acabei lendo sete livros em Agosto, e o segundo foi o início de uma trilogia – só para constar, sempre prefiro começar a ler uma série do que acabá-la. Estou falando de A Seleção, da trilogia homônima. E não, não acho que seja um livro só para garotas – tudo bem que é um pouquinho clichê pelo lance do príncipe encantado e tudo o mais, mas não me sinto menos homem por tê-lo lido e gostado. Como eu sempre digo: não gosto dessas classificações. Leio tudo o que seja ficção e isso não me incomoda nem um pouco. Mas, voltando ao livro... ele é uma leitura rápida e leve – diria até que meio viciante. A forma como é narrado é bastante divertida e jovial, prendendo o leitor em um ciclo vicioso – “depois desse capítulo eu vou dormir”, mas não, você não vai. Repete isso várias vezes durante a madrugada e se perde na história da America Singer. Quando me dei conta, já estava lendo os Agradecimentos da autora. O li em pouco mais de um dia.
E depois de dois livros ótimos, eis que vem a grande decepção. Na verdade nem diria que foi uma decepção, pois não esperava grande coisa do livro – desde o início, sempre soube que ele não é tão bom quanto dizem. A Cabana, definitivamente, é o pior livro que já li na vida. Não tem enredo, não tem história, só tem asneiras, pois é completamente ridículo. Não recomendo a ninguém e agradeço que não o comprei – peguei-o emprestado – pois me arrependeria em demasia se tivesse gastado pelo menos R$ 1,00 com esse livro. Ao que parece, gastei apenas meu tempo – e minha paciência, para conseguir ler até o fim. Quatro dias de tortura e não via a hora de acabar. Se quiser ler um livro, passe longe dos escritos pelo William P. Young: eles são péssimos.
Terminando mais uma série, também li Convergente, último livro da trilogia Divergente, que, instantaneamente, tornou-se uma das minhas favoritas – exceto por este livro. Convergente é um pouco decepcionante, pois, para os padrões Divergente, ele não fica no nível da série. As respostas não são muito empolgante e o final foi totalmente sem emoção [início de spoiler] – a morte da Tris não conseguiu me chocar e nada me fez sentir, como se ela não fizesse diferença na história ou fosse uma completa desconhecida para os leitores. A Veronica é uma ótima escritora e conseguiu fazer meu coração bater mais forte em vários momentos, mas escrever cenas emocionantes e que façam o leitor sofrer com o personagem não são o seu forte. Durante os dois outros livros da série acompanhei a morte de vários personagens e não consegui sentir nada por eles. Sinto que ela se esforçou, mas pecou em todos os momentos quando tentou aturdir o leitor com mortes ou fazer-nos derramar algumas lágrimas. Acredito que seja porque sua forma de escrever seja muito técnica, o que acaba atrapalhando um pouco nesse quesito [fim de spoiler].


O 5º livro que li em Agosto foi A Elite, segundo volume da trilogia iniciada com A Seleção, da Kiera Cass. Em quase todos os aspectos, o livro é um pouco inferior ao antecessor – até mesmo a capa de A Seleção é mais bonita. Os acontecimentos de A Elite também não são tão empolgantes ou inovadores, e são apenas os ataques rebeldes que dão um movimento a mais na obra. No entanto, o livro não é ruim – 4 estrelas –, ele só não é exatamente a sequência que eu esperava. Mas não cheguei a me decepcionar.
Na mesma manhã em que encerrei a leitura anterior, dei início à uma nova série – que, por sinal, é continuação de outra série. Mês passado comecei a ler O Herói Perdido, do Rick Riordan. Como sempre, é um livro recheado de humor e de alguns momentos infantis demais – o que não me agradou muito. Porém, percebi um certo “amadurecimento” quando comparado aos outros livros de Percy Jackson – até mesmo o número de páginas é maior, e os ambientes são descritos mais detalhadamente. O enredo também está um pouco mais adulto, misturando mitologia romana à já conhecida e venerada mitologia grega. Espero continuar a leitura da série esse mês, ainda em Setembro, já que, com exceção do último livro, O Sangue do Olimpo, já tenho todos os outros comigo – mas anda faltando tempo e sobrando livros para ler. Tem coisa melhor do que estar se afogando nos livros? Você ter vários para ler?
Continuei as leituras com Nicholas Sparks, lendo Diário de Uma Paixão. Já havia há muito tempo assistido ao filme – tanto que mal lembrava da história –, mas a leitura do livro foi rápida e agradável. Não imaginei que ele fosse tão pequeno, então isso foi uma surpresa. Em suma, uma história envolvente e que te transmite veracidade. A narrativa é instigante e repleta de quotes que podem – e devem – ser marcados. Não dá para deixá-los passar em branco. 
Mas e você? Quais livros leu em Agosto?

2 comentários:

  1. Adorei as leituras!

    Em agosto eu li Para Sempre, The Walking Dead: o caminho para Woodbury e Cidades de Papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Sempre de Os Imortais ou o outro, baseado em uma história real? Do John Green, eu só li A Culpa é das Estrelas mesmo...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...