quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dica da Semana #2 – Feia

FeiaConstance Briscoe
Editora: Bertrand Brasil
Ano de lançamento: EUA: 2006 – BRA: 2009
Título original: Ugly
Número de páginas: 364

Em uma autobiografia ao mesmo tempo revoltante e esperançosa, Constance Briscoe narra sua infância completamente desprovida de amor. Desde que era pequena, sempre achou que seu nome fosse Clare. Mas não. Até sobre isso sua mãe havia mentido. Apenas quando atingiu a maioridade foi que ela descobriu seu verdadeiro nome. Não Clare Briscoe, mas Constance Beverley Briscoe. No entanto, como na infância todos a chamavam de Clare – ou variações do nome, como Cleare ou Cláre – é desse modo que ela se refere a si mesma na obra.
Por algum motivo desconhecido, sua mãe a odiava. A torturou não apenas fisicamente, mas também psicologicamente. Clare cresceu ouvindo sua mãe dizer que ela era feia, tinha um nariz grande demais, seu cabelo não era bonito. Também dizia que ela nunca iria para a universidade, pois apenas pessoas inteligentes vão para a universidade. E sua filha, definitivamente, não era inteligente. Tinha nascido para sofrer.
Não bastava Carmen odiar a filha, tinha de reduzi-la ao máximo e espancá-la sempre que possível. Tudo era motivo para agredir Clare, mesmo se a menina simplesmente passasse perto dela. Além disso, a garotinha cheia de sonhos era privada de comida e roupas. Por várias vezes sua mãe a proibiu de comer e de se vestir. As roupas que ela usava eram sempre velhas e surradas, diferentemente das suas irmãs. Elas podiam comprar algo novo, Clare não.
Dessa forma, ela acabou desenvolvendo enurese e fazia xixi na cama todas as noites. Isso, é claro, só irritava ainda mais a sua mãe. Clare era forçada a dormir com suas roupas molhadas de xixi e não podia fazer nada quanto a isso. Também desenvolveu caroços nos seios ainda pré-adolescente, devido às agressões de sua mãe. Chegou até a ser assediada sexualmente por amigos da família, sem fazer a menor ideia do que realmente estava acontecendo e sem ter qualquer tipo de proteção. Era invisível para todos e Carmen não se importava com o que lhe aconteceria.
Mas Clare conseguiu sobreviver a tudo. Com a ajuda de algumas poucas pessoas maravilhosas, ela encontrou forças para seguir em frente e não desistir da vida. Se desistisse, estaria dando a vitória à sua mãe, que sempre a quis por baixo. Corajosa e determinada, Clare transformou-se em Constance e conseguiu dar a volta por cima mesmo quando todos duvidaram de sua capacidade. Em Feia estão os relatos de sua infância infeliz e como ela escapou de tudo. De menina pobre e carente a uma das primeiras mulheres negras a presidir a sessão de um tribunal no Reino Unido. A prova de que os sonhos não são inalcançáveis e que apenas uma pessoa pode te impedir de ser feliz: você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...